O que é ICD ou Porto Seco?

Um Inland Container Depot (ICD) ou “Porto Seco” é uma instalação de armazenamento de contêineres situada no interior, longe de qualquer porto importante, Um Depot (ICD) ou “Porto Seco” pode-se ainda dizer que é uma instalação para o armazenamento temporário de cargas importadas ou a serem exportadas.

Geralmente, esses locais estão localizados perto de portos, aeroportos ou fronteiras, facilitando o processo de desembaraço aduaneiro e a transferência de mercadorias entre diferentes modais de transporte, como navio, avião e caminhão. Eles são importantes centros logísticos que agilizam e facilitam o fluxo de mercadorias no comércio internacional.

Como funciona o porto seco?

Tipos de armazenamento em CDIs

A armazenagem de contêineres dentro de um depósito de carga internacional pode ser implementada de diversas formas dependendo da infraestrutura do depósito e do tipo de mercadoria movimentada.

Aqui estão alguns métodos de armazenamento comuns:

1. Armazenamento em rack✔️

Em certos casos, especialmente para o manuseamento de mercadorias mais pequenas, os contentores podem ser armazenados em prateleiras. Esta abordagem maximiza a utilização do espaço e facilita o acesso aos contentores.

2. Empilhamento✔️

Os contêineres são projetados para serem empilháveis ​​e os armazéns aproveitam esse recurso para otimizar o espaço de armazenamento. Os recipientes vazios são normalmente empilhados uns sobre os outros, enquanto os recipientes cheios são armazenados na parte inferior para garantir a estabilidade da pilha.

3. Bloquear armazenamento✔️

Este é o método mais comum de armazenamento em depósitos de contêineres. Envolve o armazenamento de contêineres lado a lado em áreas designadas do depósito.

Funções dos CDIs

Os CDI desempenham várias funções vitais na cadeia de abastecimento global.

Aqui estão algumas das funções mais importantes que eles desempenham:

  1. Armazenamento de contêineres
  2. Os CDI fornecem espaços seguros e controlados para armazenamento de contêineres de curto e longo prazo.
  3. Carga e descarga de contêineres

Os depósitos lidam com a carga e descarga de contêineres de e para vários meios de transporte, como caminhões, trens e navios.

Consolidação e desconsolidação de bens

Esses depósitos podem combinar mercadorias de diferentes fornecedores em um único contêiner para embarque (consolidação) ou separar mercadorias destinadas a diferentes contêineres de um único contêiner (desconsolidação).

Manutenção e reparo de contêineres

Alguns ICDs oferecem serviços de manutenção e reparo de contêineres, garantindo que estejam em boas condições antes do envio.

Preparação de documentos aduaneiros

Os ICDs muitas vezes auxiliam na preparação dos documentos necessários para o desembaraço aduaneiro, facilitando o processo de importação e exportação.

Vantagens🙋🏽‍♂️🙋🏽‍♀️

• Eficiência logística
• Redução do congestionamento portuário
• Flexibilidade
• Serviços adicionais
• Sustentabilidade

Desvantagens⤵️

• Custos de armazenamento e manuseio
• Atrasos no transporte
• Complexidade na gestão da cadeia de abastecimento
• Dependência de infraestrutura

Já conheciam esta linha de logística? Compartilhem com o seu grupo de logística este conteúdo. 🚀

O que achou do artigo: O que é ICD ou Porto Seco na logística? Não deixe de nos enviar o seu feedback sobre esta publicação, entrando em contato conosco.

Acesse: www.2bsupply.com/contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *